04 de Janeiro

Pé na areia

Litoral, sol, piscinas e mar. Esses são os destinos mais comuns na época mais aguardada do ano, as férias de verão. Entre os passeios, viagens e lazer em casas de praia, aqueles que passam o ano inteiro nas academias fazendo exercícios e cuidando do corpo muitas vezes relaxam e deixam os treinos um pouco de lado.

Porém, estar na praia não é motivo para abandonar os exercícios. A rotina e a rota podem até mudar um pouco, mas o hábito pode e deve permanecer sendo executado. A empresária Lorena Dapieve conta que, apesar de estar passando o mês em uma casa de praia no litoral, não abandona as atividades físicas. “Os treinos fazem parte da minha rotina e eu faço por prazer, lamento quando não consigo realizar essa parte do meu dia a dia e, por isso, mesmo não indo diretamente ao ambiente da academia, me exercito na praia mesmo, com as devidas orientações do personal”, relata.

Devido à consciência dos benefícios dos exercícios físicos estar cada vez mais presente nas pessoas hoje em dia, os treinos são mantidos por alunos como Lorena, tanto ao ar livre quanto em hotéis e pousadas que dispõem de equipamentos de treino. A opção de treino na praia é a mais utilizada, graças à alta dos exercícios funcionais, em que os alunos fazem um circuito de exercícios até mesmo na areia, comandados por um profissional de educação física e visando manter o corpo ativo.

“Geralmente os treinos mais comuns no verão são as caminhadas ou corridinhas na praia. Por serem ao ar livre, essas atividades se tornam mais agradáveis. Mesmo assim, é extremamente necessária a orientação de um profissional para essa mudança na rotina de treinos. É necessário estar atento à transição, mesmo que rápida, também nos aspectos de hidratação e proteção solar”, explica o profissional de Educação Física da Bodytech Tirol, Emmanuel Lacerda.

Os treinos externos e em contato com a natureza despertam o corpo e também a mente, além dos benefícios da vitamina D, que é responsável pelo equilíbrio mineral do corpo e previne doenças autoimunes. “Pratico essas atividades ao ar livre e é sempre muito prazeroso, muda a rotina e dá um ar de leveza maior aos treinos”, conta Lorena.

Para os alunos da Bodytech, o app BTFIT é um auxílio nos treinos fora da academia. Com ele é possível montar uma rotina de treinos em qualquer lugar e a ferramenta é uma boa pedida para quem está longe da cidade, como nos casos de viagem, por exemplo. “O app dispõe de treinos personalizados, programas de treinamento, aulas coletivas e treinos de 15 a 25 minutos, e tudo isso pode ser usado pelo aluno no momento em que ele escolher ser ideal para os exercícios”, conclui Emmanuel.

Foto: Divulgação.

Voltar