10 de Janeiro

Porta Jóias

Com a chegada do alto verão, muitos cuidados devem ser tomados com a pele, com os olhos e, também, com as joias. Como qualquer metal, a prata pode sofrer oxidação, o que torna a peça escurecida, por conta de elementos químicos presentes no suor, pela maresia ou até mesmo por ficar muito tempo guardada. Ao mesmo tempo, é preciso ressaltar que essas questões têm solução e começam com a adoção de cuidados simples e ao mesmo tempo fundamentais com as peças.

As joias de prata podem ser usadas em ambientes litorâneos como praia e piscina, tendo atenção a produtos mais fortes usados na pele, como bronzeador, que podem prejudicar a aparência dos acessórios que fazem a diferença também nos looks de veraneio. Mesmo assim, a orientação é que a pessoa retire a peça antes de antes de entrar no mar ou ter contato com a areia da praia, para evitar a oxidação e o aparecimento de possíveis riscos no metal.

Os cuidados com as peças em prata vão desde a limpeza até o modo de guardá-las, podendo a limpeza ser feita com produtos específicos ou caseiros. A gerente da Pratas Art, marca especializada em joias de prata, Magaly Paula, explica que é comum as peças apresentarem o escurecimento. “É normal a peça adquirir sujeiras, mas basta fazer uma limpeza simples ao chegar em casa, com produtos fáceis de encontrar como sabão neutro, sabão de coco e até mesmo pasta de dente. Nesse verão, as joias podem ser usadas à vontade, os metais da prata não ficam prejudicados”, conta.

Na hora de guardar os acessórios, o ideal é que estejam em caixas de joias ou em sacos plásticos bem fechados para evitar a entrada de ar. Isso ajuda a manter o brilho e evita o escurecimento do metal.

Outros produtos feitos especialmente para a limpeza de joias, como o Monzi, líquido limpa prata, podem ser encontrados nas lojas Pratas Art, junto a flanelas banhadas com produtos de limpeza, que não podem ser lavadas. Na loja, os clientes também podem encontrar serviços de polimento e conserto de peças pelos valores e R$ 7 a R$ 10.

“Para a limpeza com o Monzi, basta mergulhar a peça no líquido por um minuto, lavar com água e polir com a flanela mágica. Caso o cliente prefira, a loja também possui os serviços de polimento e conserto das joias por um custo mínimo”, finaliza Magaly.

Além de produtos e serviços que auxiliam na manutenção das joias, a Pratas Art dispõe de material digital com passo a passo para limpeza, além de tutoriais disponíveis em formato de vídeos e fotos nas redes sociais para facilitar o dia a dia do cliente, tanto no perfil do Facebook (@pratas_art) como também no Instagram @pratasart. "Uma joia com brilho e cor preservados por meio de cuidados simples faz toda a diferença", finaliza Magaly.

Voltar