20 de Outubro

Chá da Saudade

"Em caso de despressurização, as máscaras de oxigênio cairão automaticamente. Caso esteja acompanhado de alguém que necessite de sua ajuda, coloque sua máscara primeiro para em seguida ajudá-lo". Esta frase é sempre dita em aviões como orientação para os passageiros e quer dizer que, se você não conseguir respirar, você não vai conseguir ajudar ninguém. Podemos concluir, diante disso, que é daí que vem a força para cuidar de quem se ama.

Enfrentamos, desde o início de 2020, a pandemia de covid-19. A crise sanitária é responsável por mais de 600 mil mortes apenas no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde (MS). Já o número de familiares e amigos afetados por essas perdas é incontável.

Colocar em xeque o nosso bem-estar diante desse momento de crise, dando apoio e mostrando força não se revela fácil. Mas é preciso lembrar que a nossa própria vida é importante. Assim, precisamos nos lembrar de colocar a máscara de oxigênio primeiro para, a partir daí, termos condições para poder ajudar os outros.

Para a psicóloga especialista em luto do Morada da Paz, Mariana Simonetti, existem alguns rituais que podem auxiliar a lidar com perdas e que são importantes para nos lembrarmos de que continuamos aqui. Além disso, eles podem contribuir para regularizar as experiências, fornecer um lugar seguro, desde um lugar físico até um afetivo, que é importante para expressão das emoções, para que as pessoas possam continuar a viver.

A visita ao cemitério, por exemplo, pode contribuir para a adaptação à perda. "O local onde o ente querido está sepultado ou as cinzas estão guardadas simboliza, de certa maneira, o fim de um ciclo. Ao mesmo tempo, esse ritual de visitação contribui para a ativação da memória afetiva, criando, assim, a saudade", ressalta a psicóloga.

O Morada da Paz oferece jazigos em cemitérios-parques, com ambientes de extrema beleza natural, trazendo paz e conforto espiritual às famílias. "Os cemitérios são como um relicário, um espaço de encontro e partilha de sentimentos. Pode ser um lugar para onde ir nos dias em que a lembrança e a saudade forem mais fortes que o tempo", complementa Mariana Simonetti.

Chá da Saudade

Uma vez ao mês, o Grupo Morada oferece o Chá da Saudade. Trata-se de um momento de acolhimento, orientação e apoio durante o processo de perda, um grupo de escuta onde os clientes e seus familiares podem abrir-se e dialogar com uma psicóloga especialista em luto. O serviço é oferecido pelo Grupo Morada aos clientes do Morada da Paz, Morada da Paz Essencial e Morada da Paz Pet, e o link para se inscrever é: moradadapaz.com.br/cha-da-saudade.

E-book

O Morada da Paz disponibiliza também um e-book gratuito que orienta como ajudar pessoas enlutadas. Em referência ao Dia Nacional do Luto, comemorado em 21 de junho, o cemitério e crematório lançou o e-book “Quem fica também precisa ser lembrado”. O material gratuito pode ser baixado diretamente do site do Morada da Paz, www.moradadapaz.com.br ou por meio do link bit.ly/GuiaQuemFica.

Voltar